Versão concentrada de Comfort gera economia de resinas plásticas
07/07/2008

Com a crescente onda do consumo responsável, ou, usando a palavra mais em voga, da sustentabilidade, acentua-se no mundo inteiro a tendência de lançamento de produtos concentrados, acondicionados em embalagens mais reduzidas. Nos Estados Unidos, sempre um destaque nas ondas em que as empresas surfam para estar na vanguarda de mercado, um exemplo eloqüente é o da entrada do detergente líquido concentrado ALL Small & Might, comercializado pela Unilever: em um ano de lançamento, segundo a empresa, foi obtida uma economia de 11 milhões de litros de água, de 30.000 litros de diesel, de 4,5 milhões de toneladas de resinas plásticas e de 1 milhão de caixas de papelão, além de 1.000 horas em descarregamento de caminhões. Esses ganhos incentivaram a Unilever a apostar no desenvolvimento de um produto com a mesma finalidade no Brasil. O primeiro item a chegar ao mercado é o amaciante de roupas líder de mercado, Comfort, na versão concentrada, acondicionado em embalagens de 500 mililitros. A quantidade de produto tem o mesmo rendimento de embalagem de 2 litros e, ao que afirma o fabricante custará cerca de 20% menos no ponto-de-venda. De acordo com a Unilever, o lançamento é uma iniciativa favorável ao meio ambiente, já que foi desenvolvido dentro de uma plataforma de sustentabilidade, atendendo aos três pilares desse conceito: as ações nele contidas devem ser socialmente justas, economicamente viáveis e ambientalmente corretas.



(Fonte: Revista EmbalagemMarca - edição de junho)