As resinas para painéis termoplásticos de carrocerias automotivas
19/06/2008

À medida que os preços do aço sobem, a família de resinas Noryl GTX* da SABIC Innovative Plastics vai crescendo mundialmente e “preenchendo lacunas” existentes no segmento de grandes peças automotivas com o lançamento de sua resina condutiva de última geração Noryl GTX (PPO/poliamida). Grandes painéis de carroceria feitos em plástico podem se expandir sob condições de calor e, em última análise, causar um alinhamento deficiente. A nova resina Noryl GTX da SABIC oferece um coeficiente de expansão térmica (CTE) 25% mais baixo que os grades anteriores, o que permite um gerenciamento e controle com alta precisão do espaçamento entre os painéis de carroceria automotiva, além de ajudar a reduzir o peso do veículo como um todo. O investimento da SABIC Innovative Plastics em soluções de materiais de alto desempenho, tais como as tecnologias de substituição de chapas de metal, oferece aos fornecedores automotivos e montadoras soluções inovadoras para o aprimoramento da qualidade, para a redução de consumo de combustível e para a redução das emissões dos gases responsáveis pelo efeito estufa. Equilibrando o CTE e a resistência a impactos - A redução do CTE de uma resina por meio da utilização de preenchedores minerais freqüentemente leva a uma menor resistência a impactos. Contudo, por meio de tecnologia patenteada, a equipe da SABIC Innovative Plastics conseguiu atingir uma redução significativa do CTE da resina Noryl GTX – diminuindo em 25%, de nove para sete – ao mesmo tempo em que mantém praticamente toda a sua excelente resistência a impactos e sua rigidez. Este equilíbrio das propriedades oferece uma estabilidade dimensional aprimorada para minimizar a expansão e o encolhimento de peças grandes em condições climáticas quentes ou sob o sol forte, sem comprometer o alto desempenho requerido pelos painéis de carroceria.

(Fonte: Portal Fator Brasil)