Resitec Indústria Química atenderá o mercado dos produtos químicos derivados do pinho
13/05/2008

A MeadWestvaco Corporation Specialty Chemicals e Chemserve (Chemicals Services Limited) anunciaram hoje um acordo definitivo para estabelecerem uma sociedade igualitária no empreendimento conjunto Resitec Industria Quimica Ltda., uma empresa brasileira que atende o mercado sul-americano de produtos químicos derivados do pinho.

A experiência da MWV Speciality Chemicals no mercado de químicos do pinho e a sua duradoura presença no Brasil, junto com o sucesso da empresa de oleoquímicos com base em África do Sul Chemserve, permitirá à Resitec alargar a sua oferta de produtos e fortalecer a presença da MWV Speciality Chemicals e da Chemserve no mercado sul-americano.

Espera-se que a operação possa ser completada durante o segundo trimestre de 2008. Os produtos da Resitec incluem na atualidade emulsionantes utilizados na produção de borracha sintética para pneumáticos, resinas para adesivos e lubrificantes para maquinarias e metalurgia. Através deste empreendimento conjunto, a Resitec alargará a sua oferta de produtos derivados do pinho, e incluirá ácido gordo de resina líquida (tall oil fatty acid - TOFA) e ácido resínico de tall oil (TOR) para atender os mercados de químicos derivados do pinho dentro a região, e dessa maneira satisfazer as necessidades globais em crescimento dos clientes.

Sob os termos deste acordo, a Resitec continuará a oferecer suporte na produção e no serviço para os seus clientes, e assumirá parte da produção e todas a vendas regionais dos produtos da MWV Speciality Chemicals, incluindo os emulsionantes para pavimentação de asfalto, as resinas para impressoras e os carbonos ativos utilizados no controle das emissões dos veículos e outras aplicações de purificação. A diretoria atual da Resitec permanecerá no local, sob a direção de Bernardo Mello, diretor administrativo.

O novo empreendimento conjunto incluirá as oficinas centrais da Resitec e as instalações localizadas perto de Rio de Janeiro, e uma nova refinaria de resina líquida em construção em Lages. O início das atividades da refinaria foi antecipado para o quarto trimestre de 2008. “Esta sociedade representa um passo importante para dois conhecidos líderes do mercado porque estes estão estendendo a sua presença no Brasil, que é agora uma das maiores economias no mundo”, declarou Ed Rose, vice-presidente do grupo MWV Specialty Chemicals Performance Chemicals. “Com esta mudança estratégica estamos estendendo a nossa posição no mercado global dos produtos químicos derivados do pinho, realizando esta sociedade com uma forte empresa brasileira.

É uma oportunidade ideal para brindarmos suporte aos nossos clientes mundiais, e continuarmos o crescimento que temos realizado nos anos recentes, através de investimentos em operações de refinaria de tall oil, tanto em DeRidder, LA., e Charleston, SC; para lançarmos um empreendimento conjunto de produtos químicos derivados do pinho na China; para adquirirmos a linha de produtos químicos derivados do pinho da Eastman Chemical Company, e finalmente para estabeleceremos uma aliança de sucesso de produtos químicos derivados do papel com a Hercules Incorporated.” “Realizar uma sociedade com a MWV neste empreendimento fortalece a Resitec com a experiência no mercado e na produção adicionais da MWV”, declarou Trevor Street, Diretor executivo da Chemserve. “Resitec tem representado um primeiro passo importante para as operações em oleoquímicos da Chemserve no Brasil.

Chemical Services, a maior empresa especializada em produtos químicos da África do Sul, está comprometida para abrir o passo para novos mercados, e estamos ansiosos com o potencial de crescimento que as instalações de fracionamento de tall oil, agora em construção em Lages, brindarão à Resitec".

(Fonte: Business Wire)