Dow anuncia o início da comercialização de nove copolímeros olefínicos em bloco de desenvolvimento
07/05/2008

A The Dow Chemical Company anuncia o início da comercialização de nove copolímeros olefínicos em bloco (OBCs) de desenvolvimento que serão apresentados sob a marca OBCs INFUSETM. Os OBCs de desenvolvimento oferecem vantagens de processamento, composição e uso final em embalagens para líquidos, adesivos, produtos de saúde e higiene, além de aplicações soft touch (toque macio).

“A Dow continua a ter um grande interesse nos OBCs e – alinhados ao programa estratégico da Empresa de investir preferencialmente em seus negócios de Performance – estamos trabalhando ativamente para oferecer aos clientes esses materiais inéditos em grandes volumes e em escala global”, afirma Nestor de Mattos, Gerente de Marketing de Produto para o Negócio de Elastômeros para a América Latina da The Dow Chemical Company. “A disponibilização ao mercado desses OBCs de desenvolvimento nos possibilita expandir significativamente nossas iniciativas voltadas ao desenvolvimento de aplicações e testes em conjunto com os clientes e, por fim, trabalhar com eles, para ampliar o mercado de produtos de uso final à base de OBCs.”

Os OBCs INFUSETM contam com uma arquitetura em bloco exclusiva que possibilita uma combinação única de propriedades de desempenho e processamento. Esse material inovador utiliza a tecnologia INSITE™, que permite que os elastômeros de olefina sejam utilizados por convertedores e fabricantes de bens e produtos flexíveis em uma ampla gama de aplicações. Os nove OBCs de desenvolvimento que acabam de ser lançados oferecem vantagens específicas de processamento e uso final para vários segmentos de mercado de uso final e de grande volume:

Embalagens para Líquidos – Por apresentarem uma ótima processabilidade sem que seja necessária a utilização de óleo, os OBCs proporcionam um melhor desempenho às embalagens, além de redução dos custos. Esses materiais apresentam baixa propriedade de compressão aos 70˚ C e uma resistência bastante elevada a temperaturas. Contam também com excelentes propriedades de vedação, baixo torque de remoção e excelente desempenho organoléptico, propriedade que estimula os sentidos.

Toque Macio (Soft Touch) – Os OBCs oferecem eficiência em termos de processamento e características táteis aprimoradas. São fornecidos na forma granular e permitem o processamento contínuo. São altamente compatíveis tanto com polietileno quanto com polipropileno e têm boa aceitação a cargas de enchimento e óleos. Além disso, oferecem uma produtividade mais elevada no caso de moldagem por injeção, demonstram boa estabilidade térmica e oferecem excelente adesão para sobremoldagem. Esses grades de desenvolvimento também apresentam estabilidade de cor com o passar do tempo e boas propriedades mecânicas e de compressão.

Saúde e Higiene – Os OBCs apresentam uma processabilidade similar à das poliolefinas com alto desempenho em temperaturas corporais, incluindo excelentes extensibilidade e elasticidade, além de adesão e coesão aprimoradas. Oferecem grande conforto pois se ajustam a diferentes formatos e são ideais para filmes e não-tecidos elásticos para fraldas infantis e geriátricas. Essas características se traduzem em desempenho aprimorado e possibilidade de redução de custos de sistema.

Adesivos – Os OBCs oferecem temperatura de aplicação mais baixa e proporcionam viscosidade aprimorada, resistência à queimadura e carbonização (char resistance), e menor formação de géis. Conseqüentemente, proporcionam aos formuladores e usuários finais a oportunidade de reduzirem os custos totais e, no caso dos formuladores, de fornecerem produtos diferenciados. Esses copolímeros são fáceis de misturar e apresentam resistência mais elevada ao descascamento, propriedades superiores de adesão, estabilidade de raios ultravioleta e melhor desempenho de cor e odor, comparados aos sistemas utilizados atualmente.

“Os aperfeiçoamentos que os OBCs proporcionam a essas importantes aplicações de consumo são mais um exemplo de como a Dow utiliza seu conhecimento em ciência de materiais para solucionar os desafios enfrentados pela mercado”, destaca Mattos. “O lançamento desses nove OBCs de desenvolvimento nos permitirá trabalhar em conjunto com os clientes e, com isso, agilizar a oferta dessas melhorias aos usuários finais.”
A Dow conta com um histórico notável de inovações técnicas e de produtos que melhoram a qualidade vida das pessoas de todo o mundo. A Empresa também está buscando a inovação fora dos laboratórios em áreas como sustentabilidade, formação de joint ventures, cadeia de fornecimento, financeira, operacional e segurança, entre muitas outras, preparando, assim, o palco para o crescimento no século XXI.

Para mais informações sobre os OBCs INFUSE, visite http://www.dow.com/infuse/.

Sobre a The Dow Chemical Company
Com vendas anuais de US$ 54 bilhões e 46.000 funcionários em todo o mundo, a Dow é uma companhia química diversificada que alia a força da ciência e tecnologia ao “Elemento Humano” para aperfeiçoar constantemente o que é essencial ao progresso humano. A Companhia oferece uma ampla variedade de produtos e serviços para clientes em cerca de 160 países, associando a química e a inovação aos princípios de sustentabilidade, ajudando-os a obter o que é essencial para a sua vida, de água potável, alimentos e produtos farmacêuticos a tintas, embalagens e produtos de higiene pessoal. As referências à "Dow" ou à "Companhia" significam a The Dow Chemical Company e suas subsidiárias consolidadas, a não ser que detalhadas expressamente de outra forma. Informações adicionais sobre a Dow podem ser encontradas em www.dow.com.

(Fonte: Assessoria de Imprensa)