Produção de ráfia cresce 6% no primeiro trimestre deste ano
06/05/2008

O volume de produção dos associados da Associação Brasileira dos Produtores de Fibras Poliolefínicas (Afipol) no primeiro trimestre deste ano foi de 27,2 mil toneladas, representando um crescimento de 6% em relação ao mesmo período do ano anterior. A produção de sacaria convencional (sacos de 25, 50 e 60 kg) nesse período foi de 197,5 milhões de sacos, o que representou uma redução de 4,6% em relação ao mesmo período em 2007.

Esta retração foi determinada, principalmente, pela migração dessas embalagens para os contentores flexíveis (big bags – embalagens com capacidade média de envase para uma tonelada), que superaram a marca dos 3,8 milhões de unidades produzidas, representando um crescimento de 10,4% sobre o mesmo período de 2007.

As exportações de sacos e telas de ráfia apresentaram um crescimento de 50,7%, se comparado ao mesmo período do ano anterior. Entretanto, as exportações apresentam ainda um grande potencial de crescimento, uma vez que atualmente representam apenas 5,2% do total produzido.

(Fonte: Afipol News)