Bairro da Lapa é pioneiro no recolhimento seletivo do lixo
29/04/2008

Há quase dois meses a população do bairro da Lapa, em São Paulo, conta com lugar apropriado para o descarte de lixo – o PEVM - que incentivou a reciclagem e a separação do lixo inorgânico da região.

Em uma iniciativa inédita da Plastivida Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos, em parceria com a Prefeitura do município de São Paulo, o bairro da Lapa foi o primeiro do município paulista a receber o Ponto de Entrega Voluntária Monitorado (PEVM), inaugurado no dia 08 de março, no Pelezão (Clube Escalo da Lapa), em São Paulo. O objetivo do PEVM – o primeiro de seis que serão colocados na capital - é incentivar a reciclagem do lixo inorgânico produzido pela sociedade, que a partir dessa iniciativa, passa a contar com lugar apropriado para o descarte.

O PEVM é um contêiner que recebe cinco tipos de recicláveis (papel, plástico, metal, vidro e óleo de cozinha usado). Um agente ambiental permanece no local, em horário comercial, para monitorar, informar e conscientizar os moradores da região sobre a importância da coleta seletiva e sobre quais materiais podem ser reciclados e depositados em cada contêiner.

A expectativa da Plastivida e da Prefeitura é que sejam instaladas mais cinco unidades do PEVM em São Paulo, até o final deste ano. “O grande objetivo é estimular a população a reciclar e separar o lixo. O PEVM permite que a triagem seja iniciada e com isso, dispensa a separação do material depositado, viabilizando ganhos de produtividade para a cooperativa que trabalha em conjunto com o PEVM“, salienta Francisco de Assis Esmeraldo, presidente da Plastivida.

Para tanto a Plastivida investirá cerca de R$ 240 mil, o equivalente a R$ 40 mil por unidade. Para Assis, cada PEVM deve receber cerca de oito toneladas de lixo reciclável por mês. “Os materiais depositados no contêiner são encaminhados à Cooperativa Regional de Coleta Seletiva e Reciclagem da Região Oeste (Cooperação), cooperativa que faz a manutenção do PEVM”, explica o Executivo.

Como fazer – para depositar o seu lixo separado para a reciclagem no PEVM da Lapa, basta comparecer à Rua Belmonte, 957. A unidade do bairro da Lapa recebe material reciclado 24 horas por dia, por estar localizado em local aberto e de fácil acesso ao publico.

Para mais informações à imprensa, favor contatar Yellow Comunicação
Tel. (11) 3061 4074 ramal 04
www.yellowcomunicacao.com.br

Roberta Provatti
Sandro Almeida
Marcio Freitas

(Fonte: Yellow Comunicação)