Versátil, policarbonato tem várias aplicações no Brasil
28/04/2008

"O fornecedor está desistindo de trazer", diz a arquiteta da empresa, Fabiana Zaccaron. Importados da Itália, os blocos podem ser encaixados uns nos outros e a parede é presa por um perfil, também de encaixe, instalado no chão e no teto. A empresa ainda trabalha com policarbonato, mas apenas para coberturas e fechamentos. O que mais vende atualmente, segundo a arquiteta, são as telhas, mais em conta do que as chapas.

Apesar de haver apenas um fabricante no Brasil (Unigel), o mercado oferece várias opções. A Plac Plus, por exemplo, além da Polyshade, distribui o alveolar, criado pela Polygal. O compacto, com maior transparência, é produzido pela PCLight e distribuído pela Policarbonatos do Brasil.

O policarbonato alveolar se assemelha a um vidro canelado, permitindo 75% de passagem de luz, e pode atuar como isolante térmico. Já o policarbonato compacto é totalmente transparente e é o mais resistente dos materiais. Esses materiais contam com uma grande variedade de cores e espessuras.

Emanuel Zveibil, diretor-comercial da Plac Plus, afirma que existem muitas aplicações para o material. "Vai nos vidros blindados para guaritas, por exemplo, em visores de capacete, faróis de automóveis (não quebra com pedrada), lentes de óculos, panelas para microondas, entre outros".

As placas alveolares são as mais utilizadas na construção civil pelo baixo custo e leveza. "Com 6mm, pesa 1,3 quilo por metro quadrado", diz Zveibil. A Polyshade tem em sua composição finíssimas partículas de alumínio, que se misturam com o policarbonato e refletem os raios infravermelhos. "A redução é de 20% da temperatura quando comparado com outros policarbonatos", garante.

A Zetaflex está lançando uma versão do aeroteto, a Premium, com estruturas e acessórios na mesma cor da placa. São dez cores disponíveis, desde as mais claras, como o branco snow, até as mais fortes, como o marrom tâmara. O policarbonato está na opção Superlux, que também pode ser Premium.

A Day Brasil, pioneira na comercialização de policarbonato no País, apresenta grande variedade de chapas, com destaque para a Lexan® Easy Clean, que segundo o fabricante, é autolimpante. Uma aplicação plástica faz com que a água forme grandes gotas quando cair sobre ela, arrastando a sujeira. A Day Brasil vende também uma versão "antivandalismo", que não risca, ideal para vitrines.

(Fonte: Agência Estado)