Parceria com Diageo leva à terceirização da embalagem
18/04/2008

A parceria da Petroquímica Triunfo com a fabricante de bebidas Diageo, na continuidade do Projeto UNI, implicará em mudança no final da linha de produção do cliente, por possibilitar a terceirização na aplicação das embalagens. O Projeto UNI consiste na promoção e implantação de sistema automatizado de empacotamento, utilizando filmes termoencolhíveis de polietileno de baixa e média densidades. A embalagem feita com esses filmes, também denominadas secundária ou de transporte, permite ao consumidor final do produto mais versatilidade e segurança no manuseio, armazenagem e deslocamento de produtos acondicionados em latas ou garrafas (embalagens primárias), além de apresentar uma atraente redução nos custos envolvidos no processo.

A unitização de produtos com filme de polietileno é viabilizada com o emprego de túneis, produzidos especificamente para a finalidade de aquecer o filme, o que permite o encolhimento e faz com que a embalagem tome o formato e a consistência adequados para embalar os produtos. A Triunfo adquiriu em setembro dois desses túneis, fabricados pela Pakmatic. Um dos túneis permitirá a produção de embalagens secundárias, contendo seis garrafas de Smirnoff Ice, e o outro embalará quatro pacotes de seis garrafas, resultando em uma embalagem de transporte com 24 unidades da bebida.

Um outro fornecedor da Diageo, a WOW, de Caçapava (SP), já utiliza filmes termoencolhíveis para o empacotamento de seis latinhas de Smirnoff Ice. A resina da Triunfo empregada nas embalagens será a TS 8090, de média densidade. A embalagem de transporte para quatro unidades do pacote de seis garrafas é fabricada com resina de média densidade, em razão da maior rigidez do filme, que garante a resistência mecânica adequada ao tamanho e peso dos produtos embalados.

(Fonte: site da Petroquímica Triunfo)