Feicon 2008: Wacker apresenta polímeros dispersíveis em pó e emulsões de resina de silicone inovadores, para construção sustentável
10/04/2008

Sob o slogan “Balanced Building” (construção equilibrada), o grupo Wacker, com sede em Munique, apresentará uma série de soluções inovadoras de produtos na Feira Feicon em São Paulo, Brasil, entre 8 e 12 de abril. Essa série inclui polímeros dispersíveis em pó para isolamento eficaz de edifícios, em termos energéticos, e argamassas cimentícias de impermeabilização que poupam água, bem como emulsões protetoras de resina de silicone para revestimento de fachadas.

Na Feicon em São Paulo, a Wacker Polymers apresentará VINNAPAS®, polímeros dispersíveis em pó para aplicações sofisticadas na indústria da construção. Os pós dispersíveis VINNAPAS® são vitais nos sistemas modernos e de alta qualidade de isolamento de exteriores e de acabamentos (EIFS), que permitem elevada economia de energia. Tanto no isolamento contra temperaturas baixas ou altas, os EIFS conseguem reduzir as despesas com energia até 60%.

Os polímeros em pó VINNAPAS® são adicionados aos revestimentos adesivos e incorporados do sistema, visto que o material isolante (painel de poliestireno expandido) não cria uma aderência estável com o cimento. O pó dispersível é responsável por assegurar que as camadas individuais que formam tais sistemas se liguem permanentemente. Dentro da própria argamassa, VINNAPAS® forma uma película polimérica que não só melhora a aderência da argamassa como também a torna mais flexível e resistente ao impacto.

A presença dos polímeros hidrófobos em pó VINNAPAS® nos rebocos exteriores reduz a absorção de água por todo o sistema, o que resulta num sistema isolador que oferece maior durabilidade e muito maior resistência à intempérie, à deterioração e ao desgaste do que sistemas homólogos não modificados. VINNAPAS® transmite igualmente uma aderência melhorada a todos os substratos, desde o concreto ao tijolo e mesmo a reboco antigo. Além disso, os pós VINNAPAS® podem ser adaptados às condições climáticas específicas, sendo possível desenvolver a composição correta da argamassa para EIFS em diversas zonas climáticas.

Polímeros em pó VINNAPAS® melhoram as argamassas cimentícias de impermeabilização - Outra tendência nas aplicações de polímeros em pó passa pelas argamassas de impermeabilização modificadas por polímeros, usadas para selar condutos e reservatórios de água, evitando assim perdas inadvertidas de água. As argamassas cimentícias de impermeabilização contendo polímero em pó VINNAPAS® asseguram que os tanques de água e os sistemas de drenagem sejam selados de forma confiável e possam suportar pressão hidrostática elevada, impedindo vazamentos desnecessários. Com boa aderência, elevada flexibilidade e capacidade de vedar trincas, também protegem edifícios contra danos causados pela penetração de água.

As argamassas cimentícias de impermeabilização modificadas com VINNAPAS® produzem uma aderência confiável e resistente da argamassa reparadora de cimento ao substrato cimentício. O uso de pó hidrofóbico também torna o sistema mais à prova de água e mais durável, o que ajuda a conservar os recursos hídricos a longo prazo.

Arquitetônicos - Na Feicon 2008, a Wacker expõe igualmente as emulsões de resina de silicone SILRES® para materiais de construção sustentáveis. As emulsões de resina de silicone da Wacker são matérias-primas ambientalmente compatíveis para a produção de revestimentos arquitetônicos repelentes à água e de produtos químicos e materiais para construção.

Existem duas razões pelas quais o revestimento de fachadas é importante para um edifício: a primeira é que constitui um auxiliar essencial para o design; a segunda é que protege o reboco e a alvenaria contra umidade e influências ambientais nocivas. As tintas de emulsão de resina de silicone representam já sistemas de revestimento de fachadas vanguardistas em muitos países.

Seu enorme sucesso se deve à eficaz combinação das excelentes propriedades de revestimentos arquitetônicos bases mineral com as dos revestimentos base resina.

As resinas de silicone SILRES® da Wacker evitam, de forma confiável, infiltrações, umidade vinda do solo, rachaduras por dilatação e retração, eflorescências de sal e trincas em concreto armado devido a corrosão metálica. Também conferem proteção a longo prazo contra influências ambientais. Assim, o tecido do edifício é conservado eficazmente e as despesas de restauro são mantidas reduzidas ao mínimo. Os revestimentos de fachadas compostos por emulsões de resina de silicone também ajudam a poupar energia em edifícios não protegidos por EIFS.

Wacker em resumo - Wacker (www.wacker.com) é uma companhia química globalmente ativa com sede em Munique. Com uma vasta gama de produtos especializados de vanguarda, a WACKER é líder em numerosos setores industriais. A divisão Wacker Silicones é destacada fabricante mundial de silicones, com mais de 3000 produtos altamente especializados e inovadores. A divisão Wacker Polymers é uma produtora líder em ligantes de vanguarda e aditivos de polímeros sob a forma de polímeros dispersíveis em pó para os ramos da construção, automotivo, papel e adesivos.

Em 2007, o grupo Wacker obteve vendas de €3,78 bilhões, dos quais aproximadamente 80 % foram gerados fora da Alemanha. A Wacker tem cerca de 15000 empregados em 27 centros de produção na Europa, nas Américas e na Ásia e em 100 escritórios de vendas a nível mundial, incluindo um centro de produção e escritório de vendas no Brasil. Hoje em dia, a Wacker se classifica entre os quatro maiores fornecedores de silicone na América do Sul. O grupo é, de longe, o maior fornecedor de polímeros dispersíveis em pó para a indústria da construção.

(Fonte: Portal Fator Brasil)