Simulação mobiliza moradores do Pontal
07/04/2008

Uma simulação de acidente ocorrida – na manhã de hoje – no Pontal da Barra mobilizou o Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Batalhão de Operações Especiais, unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, além de mais de mil moradores da região.

A simulação faz parte de um programa de prevenção para casos de acidente da empresa Braskem, que funciona na região. De acordo com a assessoria da empresa, esta é a sétima simulação, que ocorrem em média a cada dois anos.

Porém, a assessoria destaca ainda que o trabalho de conscientização com os moradores da região é constante. “Faz parte da nossa responsabilidade social e por isto apoiamos o Estado nestas iniciativas”, destacou o assessor da Braskem, Cláudio Pimentel. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, Jadir Ferreira, o simulado serve para treinar os moradores da região.

A ação é promovida pelo Programa Alerta e Preparação de Comunidade para Emergências Locais (APELL). O programa desenvolve atividades em áreas específicas da cidade onde há possibilidade de acidentes. Na manhã de hoje, houve a simulação de um vazamento de grandes proporções, o que é – por sua vez – muito difícil de ocorrer na realidade. “Em todo caso, é necessário que a comunidade local esteja preparada”, destacou Cláudio Pimentel.

Pimentel coloca ainda que além da grande simulação, os cuidados de prevenção e trabalhos de conscientização são tarefas rotineiras na Braskem. “Nós estamos constantemente trabalhando junto à comunidade e internamente para evitar todo e qualquer tipo de acidente, tanto que hoje, a participação da população foi muito boa, como ocorre sempre. É um trabalho de sucesso. Faz parte preparar a população para conviver com fábricas e mostrar que isto é natural. Ocorre sempre na fábrica”, colocou Pimentel.

(Fonte: Alagoas 24 horas)