Dow anuncia construção de fábrica de elastômeros de especialidades na Tailândia
14/02/2008

O Grupo SCG-Dow, joint venture entre The Dow Chemical Company e Siam Cement Public Company Limited (SCG), anuncia a construção de uma fábrica de elastômeros de especialidades na unidade do grupo localizada na cidade de Map Ta Phut, Tailândia. A unidade, cujo início das operações está programado para 2011, é o mais recente de uma série de projetos da joint venture.

O presidente do Grupo de Negócios para Plásticos de Especialidades e Elastômeros da The Dow Chemical Company, George Biltz, afirma que "a Dow e a SCG têm um relacionamento muito bem-sucedido e um longo histórico de atividades conjuntas de sucesso. As empresas da região Ásia-Pacífico estão crescendo rapidamente e essa nova instalação fornecerá aos clientes locais os plastômeros e elastômeros tecnologicamente mais avançados do mundo, entre os quais os plastômeros poliolefínicos AFFINITY™ e os elastômeros poliolefínicos ENGAGE™”. Segundo o executivo, o investimento está alinhado à estratégia da Dow de investir em negócios de performance e impulsionar o crescimento na região.

O presidente da SCG Chemicals Company Limited, Cholanat Yanaranop, declarou que "a nova fábrica de plastômeros e elastômeros deverá receber matéria-prima da fábrica de olefinas de nossa segunda joint venture em Map Ta Phut, que tem o início das operações programado para meados de 2010. Dessa forma, agregaremos produtos de especialidades ao nosso portfólio, alinhando-se à nossa estratégia de médio prazo”.

A Dow e a SCG assinaram o primeiro acordo para a formação de uma joint venture em 1987 e hoje têm um total de quatro empresas conjuntas que produzem látex sintético, poliestireno, monômero de estireno e polietileno na unidade de Map Ta Phut. No último ano, as empresas anunciaram sua intenção de construir um segundo craqueador de líquidos, outro projeto que deverá ser concluído em 2010.

Os plastômeros poliolefínicos AFFINITY™ são polímeros versáteis que oferecem excelente adesão, tanto em altas como em baixas temperaturas, além de excelente processabilidade e níveis superiores de desempenho em embalagens e outras aplicações. Já os elastômeros poliolefínicos ENGAGE™ oferecem uma combinação única de flexibilidade e resistência, o que faz com que sejam o material preferido para uma ampla gama de aplicações, incluindo aplicações termoplásticas automotivas. (Fonte: Assessoria da Dow)