Distribuição de produtos químicos e petroquímicos é tema de evento em São Paulo
17/01/2008

As estratégias para reduzir custos e ganhar eficiência na logística de distribuição de produtos químicos e petroquímicos serão discutidas na conferência que a IBC promoverá nos dias 20 e 21 de fevereiro, em São Paulo. O encontro fará um panorama dos investimentos em infra-estrutura no sistema modal brasileiro e analisará os processos envolvidos na contratação do operador logístico.

''Atualmente, o setor possui prazos mais curtos e cada vez mais responsabilidade de diminuir gastos com logística'', afirma a gerente de projetos da IBC e responsável pelo encontro, Ahura Stamato. ''Por essa razão, as distribuidoras de produtos químicos e petroquímicos buscam uma diversificação na utilização de modais e diferentes modelos de gestão, que devem se adaptar a cada tipo de carga transportada'', diz a gerente.

A conferência terá início com um panorama dos investimentos em infra-estrutura no sistema modal brasileiro. Logo em seguida, o vice-presidente da Apisul Reguladora de Sinistros, Sérgio Casagrande de Oliveira, mostrará como justificar o investimento em segurança no transporte para evitar riscos e garantir eficiência no processo logístico.

Outro destaque do encontro será a palestra ministrada pelo gerente de logística da Suzano Petroquímica, Arturo Zamperlini. O executivo trará estratégias para minimizar os riscos na contratação do operador logístico e analisará os contratos para serviços rodoviários, ferroviários e aquaviários.

O evento terá ainda apresentações da Ultracargo, Unipar e Armazéns Gerais Columbia, que discutirão assuntos como o monitoramento e controle logístico, impacto do frete na formação do custo logístico e otimização de processos na armazenagem de produtos químicos e petroquímicos. A sessão principal será encerrada com um painel de debates que analisará a relação custo x benefício dos modais existentes.

Após a conferência, será realizado um workshop sobre planejamento e otimização logística que trará casos de empresas que diminuíram custos e melhoraram a agilidade na entrega de produtos.

O evento é uma iniciativa do Informa Group Latin America. A programação completa está disponível no site www.ibcbrasil.com.br/petroquimica ou na Central de Atendimento, pelo telefone 11-3017-6808.

Conferência sobre Logística de Distribuição de Produtos Químicos e Petroquímicos, dias 20 e 21 de fevereiro de 2008, das 08h30 às 17h30, no Hotel Mercure São Paulo - Rua São Carlos do Pinhal, 87 - São Paulo – SP | Informações: 11-3017-6808 ou ibc@ibcbrasil.com.br | Website: www.ibcbrasil.com.br/petroquimica | Organização: IBC. (Fonte: Portal Fator Brasil)