Na corrida pela competitividade, Brasil estaciona
09/10/2007

O presidente da Siresp e diretor-titular do Departamento de Competitividade e Tecnologia (Decomtec) da Fiesp vai divulgar e comentar o Índice de Competitividade das Nações 2007, com informações sobre a situação do Brasil em relação a 43 países, que são responsáveis por 95% do PIB mundial

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) apresentará na próxima quarta-feira (10), às 14 horas, o Índice Fiesp de Competitividade das Nações 2007 (IC-Fiesp 2007). O índice é formado por um conjunto de informações sobre a situação do Brasil em relação a outros países e mostra também os principais obstáculos que o país deve ultrapassar para uma melhora do desempenho nacional.

Os dados serão divulgados e discutidos pela equipe do Departamento de Competitividade de Tecnologia (Decomtec) da Fiesp, em entrevista coletiva, na sede da entidade. Entre 43 países analisados pelo IC-Fiesp, responsáveis por cerca de 95% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, o Brasil aparece entre os últimos, perdendo, por exemplo, para México, Venezuela e Tailândia. Além disso, países do famoso RIC também passaram na frente do Brasil.

O IC-Fiesp é calculado com base em 83 variáveis distribuídas em oito fatores: economia doméstica, abertura, governo, capital, infra-estrutura, tecnologia, produtividade e custo empresarial, e capital humano. A série histórica de 9 anos do IC-Fiesp é calculada utilizando-se sempre os mesmos 43 países e as mesmas 83 variáveis, o que torna comparáveis os resultados do IC-FIESP para anos diferentes, ou seja, possibilita a análise da evolução histórica da competitividade dos países.

O índice mostra que o Brasil melhorou no último ano em alguns quesitos como juros básicos e inflação ao consumidor, mas piorou relativamente em itens como carga tributária e spread bancário. Entre 2000 e 2005, a média de crescimento do PIB per capita (em paridade de poder de compra) brasileiro foi 2,3% ao ano contra uma média de 5,2% nos 43 países analisados. (Fonte: Fiesp)