Ciesp já fala em crescimento recorde no nível do emprego em 2007
16/08/2007

As boas taxas de crescimento no nível de emprego da indústria paulista desde o início do ano já levam o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) a projetar um cenário de crescimento recorde até o final de 2007. " Se nada de extraordinário acontecer, principalmente no setor sucro-alcooleiro, temos tudo para superar a marca de 2004 " , diz Carlos Cavalcanti, economista-chefe do Ciesp.

Em 2004, a entidade registrou o maior crescimento no nível de emprego de sua série histórica, com 94 mil vagas. De acordo com os dados divulgados hoje pelo Ciesp, a indústria paulista já ultrapassou essa marca, com 101.313 vagas criadas entre janeiro e julho de 2007. No mesmo período, em 2004, a indústria havia criado 90.436 vagas.

A perspectiva é de que no segundo semestre alguns setores importantes comecem a demitir por conta da sazonalidade, como é o caso do sucro-alcooleiro, maior responsável pelo crescimento no nível de emprego observado até agora. " Sempre há um resíduo positivo depois das contratações e demissões. Nós esperamos que ele seja grande o suficiente para fazer a diferença " , disse Cavalcanti.

" Eu me atreveria a dizer que mantidas as condições atuais, é muito provável que a gente mesmo ultrapasse 2004 " , concordou Boris Tabacof, diretor do Departamento de Economia da entidade. " Salvo algumas alterações supervenientes neste momento global na área financeira, já estamos percebendo que estamos num dos primeiros estágios de um desenvolvimento que promete ser sustentável. Isso afeta a economia e, por conseqüência, o nível de emprego também " , disse.

Este foi o melhor mês de julho de toda série histórica da pesquisa do Ciesp (que vem desde 2000), com 8.470 novas vagas e alta de 0,39% ante o mês anterior. (Fonte: Valor Econômico)