Vendas do setor crescem 16,4% em março
26/04/2007

As vendas das empresas do comércio atacadista de produtos químicos e petroquímicos apresentaram crescimento de 16,4% em março ante fevereiro, considerando valores em dólares. Em reais, as vendas aumentaram 14,3%, segundo dados divulgados hoje pela Associação Brasileira dos Distribuidores de Produtos Químicos e Petroquímicos (Associquim).



O maior número de dias úteis em março, em comparação com o mês anterior, e a retomada da atividade econômica no final do primeiro trimestre são os fatores apontados pela associação como determinantes desse desempenho.







Apesar do bom resultado de março, no primeiro trimestre as vendas ficaram em um patamar abaixo do registrado no mesmo período de 2006, apresentando uma queda de 4,8%. Para abril, as empresas do setor prevêem estabilidade em relação ao movimento registrado em março, o que significaria um bom resultado, já que abril historicamente apresenta movimento mais fraco do que o mês anterior.







De acordo com relatório elaborado mensalmente pela Associquim, os preços dos produtos comercializados apresentaram redução média de 0,4% em março, enquanto os estoques foram mantidos em condição considerada normal, sendo equivalente a 33 dias de vendas. O custo financeiro médio adicionado nas vendas a prazo alcançou 2,2%. (Fonte JB Online)