Indústrias petroquímicas e plásticas querem aumentar competitividade
12/04/07

Seminário com participação de companhias, associações, Sebrae-SP e Petrobras vai debater desempenho em São Paulo e apresentar propostas para o setor.

Com o objetivo de debater mecanismos que ampliem a competitividade, gerando novos postos de trabalho e um tratamento tributário mais justo para o setor, será realizado no dia 24/4 (terça-feira), das 14h às 18h, na Assembléia Legislativa do Estado. A iniciativa é do Grupo de Trabalho Petroquímico/Plástico da Câmara Regional do Grande ABC e conta com apoio do deputado estadual Vanderlei Siraque (PT). O encontro reunirá, entre outros, o coordenador do Grupo de Trabalho Petroquímico/Plástico do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e prefeito de Santo André, João Avamileno (PT); a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast); a Petróleo Brasileiro S/A (Petrobras); o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP); além de representantes do governo estadual e de empresas como o Grupo Unipar, Petroquímica União, Suzano Petroquímica e Refinaria de Capuava (Recap).

“O seminário servirá para refletirmos sobre a competitividade desse importante setor e inserir na agenda do poder público e da sociedade a discussão de propostas para incentivar ainda mais o seu desenvolvimento. Para ter uma idéia, 50% das mais de 8.500 indústrias nacionais transformadoras de plástico estão localizadas no Estado de São Paulo. Somente a região do Grande ABC, que é o terceiro maior mercado consumidor do país, tem 500 empresas transformadoras que respondem por mais de 15 mil empregos diretos”, afirma o prefeito de Santo André e coordenador do Grupo de Trabalho Petroquímico/Plástico do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, João Avamileno.

O encontro terá duas mesas de debate. A primeira apontará os principais desafios para o complexo petroquímico paulista e a segunda discutirá os caminhos necessários para desenvolver a indústria do plástico no Estado. Ao final do seminário, os participantes irão apresentar um documento com propostas, denominada de “Carta pela competitividade do setor petroquímico/plástico paulista”.

Seminário “Competitividade do setor petroquímico/plástico paulista”, dia 24/4 (terça-feira), das 14h às 18h.Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (Avenida Pedro Álvares Cabral, 201, Parque do Ibirapuera, São Paulo/SP).Entrada franca (Fonte: Revista Fator)