Braskem lança polipropileno inédito no Brasil
15/03/07

A Braskem anunciou ontem o início da comercialização da RP 145, considerada pela fabricante como uma resina de polipropileno (PP) inédita no País. Segundo a empresa, o produto tem alto índice de fluidez, ideal para injetoras de ciclo rápido, o que eleva a produtividade da linha de fabricação. A resina também é caracterizada, de acordo com a Braskem, por permitir a transparência dos itens transformados e por possuir propriedades que garantem a manutenção do sabor original dos alimentos mesmo em aplicações de envase a quente.
O produto usado em processos de injeção deverá atender principalmente aos mercados de embalagens e utilidades domésticas. “Já temos, inclusive, clientes trabalhando com a nova resina”, revela o diretor comercial responsável pelos negócios de PP da Braskem, Rui Chammas.
A previsão da empresa é de que a RP 145 tenha mercado potencial de aproximadamente 40 mil toneladas por ano, a partir do período de amadurecimento do mercado, o que deverá acontecer em até três anos. Inicialmente, o consumo previsto é de cerca de 5 mil toneladas anuais.
A princípio, a resina deverá ser utilizada nos moldes já existentes, mas Chammas prevê que o novo produto consolide sua presença no mercado, o que viabilizaria o desenvolvimento de novas fôrmas para o uso da RP 145.
Chammas diz que ainda não é possível prever qual será a receita da Braskem proveniente das vendas da resina pois esse número dependerá da aceitação do mercado.(Informou o DCI)