Basf tem novo gerente nacional de vendas
15/01/2007

Colaborador da BASF desde 1990, José Munhoz Felippe é o novo gerente nacional de vendas da Unidade de Produtos para Agricultura da BASF no Brasil. Ele assume a área que até então estava sob a responsabilidade de Ernani Costa, que a partir de agora passa a ser o novo gerente de Marketing da Unidade de Produtos para Agricultura da América Latina.

Nascido em Osvaldo Cruz/SP e filho de produtores de café, Felippe graduou-se em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agronomia de Paraguaçu Paulista (Paraguaçu Paulista/SP) com posterior obtenção do título de mestre em Agricultura pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Botucatu/SP.



Com 17 anos de experiência profissional, antes de ingressar na BASF, iniciou sua carreira em São José do Rio Preto/SP, como representante técnico de vendas pela empresa Iharabrás. Ingressou na BASF no final de 1990 como pesquisador na Estação Experimental Agrícola em Santo Antônio de Posse/SP.



Em 1998, assumiu a Gerência de Desenvolvimento de Produtos da empresa no Brasil, função esta que exerceu até 2001 quando então assumiu a gerência de produtos para as culturas de soja e feijão na equipe de Marketing Brasil. Em 2003, retornou ao departamento técnico da empresa assumindo responsabilidades pela Gerência de Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil.



Entre suas realizações no período, destacam-se o desenvolvimento da linha de fungicidas BASF, entre eles os produtos: Opera®, Comet®, Cabrio Top®, Collis® e Cantus®, assim como, o lançamento do Fungicida Opera® no mercado de soja no Brasil.

No início de 2005, foi transferido para uma delegação na BASF Corporation, nos Estados Unidos, para trabalhar como gerente de marketing para fungicidas em soja e milho, ajudando a BASF a introduzir e estabelecer uma nova prática no mercado americano, o da utilização do fungicida Headline (pertencente à família F500®) em soja e milho.



Já em Novembro de 2006, finalizou sua delegação na BASF Corporation, retornando ao Brasil e assumindo a responsabilidade por vendas na Unidade de Produtos para Agricultura da BASF no Brasil. "Tenho muito orgulho de ser agrônomo e trabalhar na agricultura. Aprendi que quando se planta e cultiva, se colhe. Estou muito feliz e entusiasmado com a oportunidade de trabalhar com uma equipe fantástica que é a nossa equipe de vendas.

Admiro e valorizo muito o empreendorismo de nossos produtores e tenho certeza que com a nossa tecnologia e a força de vontade do agricultor brasileiro iremos alcançar excelentes recordes de produtividade", declara o gerente José Munhoz Felippe.

Com vendas de € 3,298 bilhões em 2005, dos quais € 670 milhões são da América do Sul, a Divisão de Produtos para Agricultura da BASF é a líder em defensivos agrícolas e uma forte parceira da indústria agrícola ao fornecer fungicidas, inseticidas e herbicidas altamente estabelecidos e inovadores. (Jornal do Commercio AM)