Suzano Petroquímica ganha o prêmio “Abiplast Design”
18/04/2006

A Suzano Petroquímica foi a principal vencedora do prêmio Abiplast de Design 2005, categoria “Indústria”, com a coleção de embalagens de polipropileno “Polibrasil Calçados”. Em sua primeira edição, o prêmio é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria Plástica (Abiplast) e do Sindicato da Indústria de Resinas Plásticas (Siresp), com apoio da cadeia produtiva do setor.



A iniciativa das duas entidades tem como objetivo incentivar a criatividade e a inovação tecnológica dos produtos plásticos e contribuir para o desenvolvimento e a competitividade do produto brasileiro. Foram 62 trabalhos inscritos de todo o Brasil, sendo 12 na categoria “Estudante”, dois na categoria “Pesquisa”, 10 em “Indústria” e 39 na categoria “Profissional”.



A coleção de embalagens da Suzano Petroquímica foi desenvolvida em parceria com a Future Pack, Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos), Packing Design e as fabricantes de embalagens Antilhas, Exapack, Confetti, Stillo Pack e Rigesa. O objetivo da companhia é entrar no setor de embalagens para calçados, mercado que movimenta US$ 7 bilhões por ano.



Roberto Ribeiro, coordenador de marketing da Suzano Petroquímica, e um dos idealizadores do projeto, conta que para chegar ao resultado final foram desenvolvidas pesquisas em pontos de vendas com lojistas e com consumidores a fim de obter o máximo de informações sobre o comportamento de consumo do mercado de calçados. O executivo afirma que a empresa está mobilizando e sensibilizando a cadeia produtiva desse setor, no intuito de fazer com que a nova opção de embalagem seja percebida como componente integral do calçado.

Por Marcio Freitas