AGU está entre as 100 organizações mais ligadas em tecnologia
16/06/2010

A Advocacia-Geral da União (AGU) está entre as 100 organizações mais ligadas em tecnologia no Brasil, segundo a Revista Info, da Editora Abril, especializada em Tecnologia da Informação (TI).

A instituição é a única estatal da área jurídica a figurar na lista. A AGU ficou à frente de organizações como a BASF (67ª), CSN (71ª), CHESF (74ª), Furnas (87ª), Positivo (95ª), Bombril (98ª), 3M do Brasil (99ª).

Para o Gerente de TI da AGU, Guilherme Benages Alcantara, esse reconhecimento é muito importante, pois as empresas melhores colocadas na pesquisa são da área financeira, de comunicação, ou têm como atividade fim a própria tecnologia.

"Não há, dentre as 100 organizações elencadas, nenhum órgão da Administração Direta, nem qualquer outro órgão ou instituição da área jurídica", comemorou.

Dentre as atividades desenvolvidas pela TI da AGU estão o aperfeiçoamento da gestão, focada em boas práticas internacionalmente reconhecidas; a capacitação material, com equipamentos e serviços condizentes com as necessidades da AGU; e iniciativas relacionadas com tecnologia verde, voltadas à preservação do meio-ambiente, como nas especificações para aquisições e o uso de novas tecnologias: web 2.0 e virtualização.

A avaliação foi feita em março de 2010, com base nos seguintes critérios gestão; novas tecnologias; comunicação e trabalho remoto; computação (infraestrutura disponível); investimento; redes sociais; e tecnologias verdes:

Guilherme Alcantara agradeceu à equipe que se dedica à plena consecução dos objetivos traçados para a gestão de TI, a despeito das dificuldades e limitações encontradas diariamente.

"Somente com a perseverança já demonstrada pela equipe é que poderemos atingir nosso objetivo maior, assim enunciado desde o início desta gestão: em vez de atender a demanda na medida da capacidade, capacitar-nos para atender plenamente a demanda", ressaltou.