Henkel apresenta aumento de faturamento
13/11/2009

A Henkel, fabricante alemã das marcas SuperBonder, Pritt, Cascola, Loctite e Schwarzkopf Professional, apresentou na América Latina um aumento de faturamento de 2,7% referente ao terceiro trimestre deste ano. O resultado divulgado nesta sexta-feira (13) pela companhia foi estimulado pelo bom desempenho dos segmentos de Cosméticos/higiene pessoal, que obteve uma taxa de crescimento de dois dígitos percentuais. Com 209 milhões de euros, a participação no faturamento total desta região permaneceu em 6 %. Neste período, a empresa gerou um faturamento de 3.4milhões de euros globalmente. Em um ambiente de mercado ainda difícil, isto representa uma queda de 7,3%, comparado aos números do trimestre do ano anterior. Em crescimento orgânico, isto é, após ajustes em relação a câmbio e aquisições de investimentos, o faturamento apresentou melhora, comparado aos dois primeiros trimestres deste ano, ficando somente 2,5% abaixo do nível do terceiro trimestre de 2008. Segundo os dados, os setores de detergentes e cuidados domésticos tiveram mais uma vez um desempenho excelente, alcançando um aumento no faturamento de 2,4%. Cosméticos/higiene pessoal obteve um aumento no faturamento de 3,7%, superando mais uma vez os números de trimestres recentes. No entanto, o setor de adesivos registrou uma queda de 7,6%. Comparado ao segundo trimestre, no entanto, a queda no faturamento foi parcial. Kasper Rorsted, do Conselho de Administração da Henkel, destacou que os resultados registrados neste último trimestre refletem a estabilização dos mercados e os programas de alinhamento estrutural e de custos. Com isso, segundo ele, a dívida líquida registrou uma redução, comparada ao final do segundo trimestre de 2009, em cerca de 700 milhões de euros para 3.2 bilhões de euros. Além disso, também, ocorreu um progresso em relação à gestão do capital de giro. Comparado ao período do ano anterior, a proporção de capital de giro líquido em relação ao faturamento melhorou de 12,8% para 10,3%.

(Fonte: Monitor Mercantil)