Henkel investe para ampliar atuação na América Latina
25/05/2009

A alemã Henkel, líder mundial em adesivos, selantes e tratamento de superfícies, começou a operar com mudanças, já conhecida por sua marca de cola Super Bonder, agora o primeiro passo dessa mudança foi deixar de ser discreta e começar a reforçar a marca Loctite em todo o mundo, guarda-chuva para muitos produtos adesivos fabricados pela companhia, em um investimento milionário em marketing não revelado. O segundo passo - iniciado em outubro do ano passado, auge da crise financeira - foi a implantação de uma nova estratégia global, que visa reforçar os recursos humanos, ampliar a integração com clientes e, principalmente, elevar o potencial do negócio, criando novos mercados. Segundo o presidente da Henkel para a América Latina, Julio Muñoz Kampff, a estratégia começou a ser elaborada bem antes da crise, mas começou a ser implantada no momento mais crítico. O ponto forte do triângulo montado pela companhia, ampliar mercados, coloca a América Latina no centro das atenções, uma vez que a região já elevou sua participação de 5% para 6% dentro do Grupo Henkel, que fatura 14,13 bilhões de euros. No primeiro trimestre, foi o único local onde o grupo registrou crescimento - alta de 5%, atingindo um faturamento de 188 milhões de euros -, superando até mesmo a Ásia. Em 2008, a receita somou 780 milhões de euros na América Latina, dos quais cerca de 300 milhões de euros vindos do Brasil.

(Fonte: Gazeta Mercantil)